Foto tirada por mim, Murilo Antônio em Zoológico em Belo Horizonte-MG |
Os répteis em ralação aos seus antecessores anfíbios, desenvolveram características bem peculiares que lhes permitiram uma melhor sobrevivência em meio terreno sem que estes ficassem dependentes ou vinculados à água. Uma dessas características, comum às aves e mamíferos é o desenvolvimento de seus óvos que poderiam ser depositados em terra ao contrário dos répteis que necessitavam da água para que suas crias tivessem mais êxito em sua procriação, além da evolução no aparelho respiratório que passou a ser pulmonado ao invés de cultânea e pulmonar (anúrios) ou brâquias no caso das salamandras.
Possuem pele escamosa (serpentes), com estrutura placóides como os crocodilianos ou em forma de carapaça como nos cácados, tartarugas e jabutis
Durante milhões de anos os répteis foram os vertebrados mais bem sucedidos em toda a tera e atualmente constituem uma classe com mais de 8 mil espécies catalogadas que vivem principalmente em ambientes quentes e úmidos. Normalmente são pecilotermicos, com sua temperatura corpórea variando de acordo com a temperatura ambiente, necessitando assim dos ambientes quentes para se aquecerem.
São representantes desses vertebrados as tartarugas, crocodilos (sendo os crocodilianos a única classe dos répteis que possuem coração tetracavitários), cobras e largatos.
Alguns répteis tem características interessantes, como as largatixas que despistam seus inimigos perdendo parte de sua cauda em uma tentativa de fulga, vindo esta a crescer posteriormente, o dragão de Komodo que é considerado o maior dos largatos e ao contrário do que muita gente pensa, não possui veneno na sua boca e sim uma grande quantidade de bactárias que podem ser fatal em suas vítimas caso as mesmas venham a escapar desse grande largato mas com ferimentos que podem provocar infecções severas levando a vitima a morte de uma maneira ou de outra. O monstro de gila (Heloderma suspectum), que é o único largato que possui veneno e vive no México e as famosas cobras e serpentes sejam elas venenosas ou não, fazem parte desses vertebrados chamados Répteis.